COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL NO AEGUIA

Concurso para o Mural do Cinquentenário

Uma das atividades promovidas para comemorar os 50 anos do 25 de abril, é a produção de um mural comemorativo. Para escolher o melhor projeto, os professores de Artes promoveram um concurso nas turmas. Todos os trabalhos realizados pelos alunos estão agora expostos nas "piscinas" para poderem ser apreciados por todos.

Nos estabelecimentos da Educação Pré-Escolar, abril chegou mais cedo!

O projeto "De mãos dadas é que vamos...pelos caminhos da liberdade" pretende, através de histórias, poemas, cartazes, canções, objetos..., estabelecer relações entre o presente e o passado e educar para os valores: liberdade, democracia, igualdade, direitos humanos...

Com um cravo de mão em mão, as crianças cantaram "Cravo vermelho ao peito a todos fica bem"! Foi este o ponto de partida para outras abordagens, como a divertida história "Avó, onde é que estavas no 25 de abril?" que através da vivência da avó e do protesto do neto em não comer brócolos, remete os leitores para este momento histórico que mudou as nossas vidas e deu ao cravo um significado diferente! Eis as fotos:

Centro de Apoio à Aprendizagem - Painel da Primavera evoca o cinquentenário do 25 de abril!

Foi no Centro de Apoio à Aprendizagem que se realizou mais um painel, desta vez dedicado à primavera e integrado nas comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos!

Centro apoio aprendizagem 25abrilF

Cinquentenário do 25 de abril

No ano do cinquentenário do 25 de abril, a escola não poderia deixar de se associar às comemorações de uma data tão importante para o país!
Assim, dando início a um conjunto de atividades que propomos realizar no agrupamento, para assinalar a revolução de abril, iniciamos as comemorações com a divulgação do documentário realizado no âmbito do Projeto EDA - Escolas à Descoberta de Abril - do Conselho Nacional da Educação, em simultâneo com a exposição itinerante, "25 de abril - Rumo ao Cinquentenário", cedida pela CIM-RL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - e que chegou hoje à Escola Básica e Secundária de Guia, onde ficará até ao dia 23 de janeiro!

É, pois, com grande prazer e orgulho que apresentamos publicamente o Documentário "As 3 Guias de abril", gravado ao longo de 2022/2023 e também em 2023/2024. Aqui ficam alguns testemunhos vivos, locais, certamente um enriquecimento importante para a memória coletiva da região da Guia e do concelho de Pombal e, seguramente, para os alunos envolvidos na sua realização.

Vídeo - Clica Aqui