DESTAQUES: Mantenha-se informado acerca das nossas atividades  Clique aqui!

Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Dia Mundial das Zonas Húmidas foi comemorado com uma saída de campo de cerca de 100 alunos da Escola Básica e Secundária de Guia, à Mata do Urso. Foi aqui que os nossos alunos tiveram contacto com variadas espécies, umas a preservar, pela sua importância e raridade, como por exemplo a planta autóctone "Carriço dos Brejos" e outras exóticas invasoras, como a "Acácia-de-espigas", com necessidade de serem controladas. Assim, nesta manhã, em plena natureza, todos os participantes puseram mãos à obra contribuindo para a erradicação destas espécies não desejadas.
Esta atividade foi uma mais-valia quer para os professores quer para os alunos, pois para além da experiência, adquiriram competências e saberes benéficos para a sua vida futura.
A equipa do Eco-Escolas agradece a prestimosa colaboração dos investigadores, Gabriela Marques e Jael Palhas e restantes colaboradores pela oportunidade e por todos ensinamentos.

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Os Serviços de Psicologia e Orientação, juntamente com as educadoras e a turma do 4º ano da Escola Básica de Mata Mourisca, assinalaram a 30 de janeiro, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Partindo da história "As nossas mãos não servem para bater", as crianças puderam compreender que a utilidade das mãos não deve ser dirigida para comportamentos agressivos, mas para ajudar nas atividades diárias e aplicada em gestos e atitudes que reflitam valores humanistas (respeito pelo outro, cooperação e amizade). Como forma de simbolizar este dia, construímos uma árvore da paz, para a qual todos deram o seu contributo: cada criança foi motivada a expressar o que de melhor podemos fazer com as nossas mãos.

  

Ligações oficiais

  • 1
  • 2